2020 Gartner Magic Quadrant for BI and Analytics
top of page
  • Foto do escritorcaiobuzo

2020 Gartner Magic Quadrant for BI and Analytics

Fala pessoal, começo de ano é sempre o momento da divulgação das analises de mercado de TI. No post de hoje vou analisar o quadrante da Gartner de BI e Analytics publicado nos últimos dias.

Até 2025, 80% dos produtos de consumo ou industriais que contenham eletrônicos incorporarão análises no dispositivo.

Pelo 13º ano consecutivo a Microsoft se posicionou como líder no mercado de BI & Analytics. Em 2019 foram centenas de melhorias nos serviços e novos recursos na ferramenta Power BI, o seu baixo custo ($10 - licença pro, mensal por usuário) ajudou ainda mais a expandir os horizontes. Recursos inovadores para analise aumentada e Machine Learning automatizado foram incluídos na ferramenta, aumentando ainda mais a sua popularidade, serviços com inteligência artificial, como análise de texto, sentimento e imagem, estão disponíveis no Power BI e utilizam os recursos do Azure.


Até 2023, 90% das 500 maiores empresas do mundo terão convertido a governança de análises em iniciativas mais amplas de governança de dados e análises.

A maior ameaça ao posto de número 1 no mercado de analise de dados para a Microsoft é o Tableau, que foi adquirido pela Salesforce (a mudança de mercado mais significativa do ano), juntos podem oferecer um produto robusto e de grande satisfação ao cliente, problemas judiciais impediram que a analise para esse quadrante fosse realizada já com a junção das soluções.


Assim como no ano passado, a Microsoft tem atraído a atenção com o Power BI e a facilidade com que usuários não tão técnicos podem utilizar da tecnologia para trabalhar seus dados torna a solução ainda mais atraente, a tendência me parece facilitar cada vez mais o uso da ferramenta para que se torne tão simples e normal como usar um "excel". A busca por respostas baseadas em números, tendências, estatísticas tem se tornado mais simples com a ajuda da inteligência artificial. A disponibilidade das informações, fácil acesso em qualquer dispositivo também são pontos que elevam e muito o potencial da solução Microsoft, a combinação Power BI + Azure + IA tem tudo para dominar o mercado de analise de dados por muito mais anos.


"A Microsoft continua investindo em um amplo conjunto de recursos visionários e integrando-os ao Power BI.

Isso está alinhado com as tendências de abertura, consumerização e automação identificadas pelo Gartner como

principais impulsionadores do mercado." - Gartner.com


Deixe seu comentário e compartilhe!

Até a próxima!



285 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page