Como ser um DBA SQL Server mais produtivo
top of page
  • Foto do escritorcaiobuzo

Como ser um DBA SQL Server mais produtivo

Fala pessoal, o post de hoje é sobre a central de gerenciamento de servidores do SQL Server. Essa funcionalidade que existe desde a versão 2008 do SQL é uma forma muito útil de poupar tempo na administração de ambientes de banco de dados.


Dentre várias possibilidades que se abrem com essa funcionalidade, destaco o fato de poder trabalhar com Policy Based Management (como no windows) aplicando regras e configurações em vários ambientes ao mesmo tempo e poder executar uma query em vários bancos ao mesmo tempo (isso mesmo, se você tem 100 instâncias configuradas na sua central, a query pode se conectar aos 100 ambientes ao mesmo tempo).

Para quem trabalha em uma consultoria de SQL ou em um datacenter como DBA você precisa administrar vários clientes de uma só vez, o desafio é grande.

Nessa aula você pode ter uma visão geral sobre o assunto, além de aprender como criar, configurar e utilizar a central de gerenciamento em conjunto com as políticas.



Pensando do lado do DBA que precisa administrar os ambientes, desenvolvi alguns scripts muito úteis que você pode utilizar em conjunto com a Central de gerenciamento para dar manutenção em todos os ambientes que você administra.


O primeiro passo é abrir a query conectado em todos os ambientes da central.


1) Consumo de memória por instância


2) Configuração de CPU para o SQL Server


3) Últimos backups gerados em cada instância


4) Page life por instância


5) Tamanho dos bancos por instância


Todos os scripts são disponibilizados no grupo do telegram.



Nos acompanhe em nossas redes sociais!

Grupo VIP Telegram: DBA On boarding

Youtube(vídeos novos todas as quartas): DBA On boarding

Face & Instagram(conteúdo diário): DBA On boarding

Até a próxima, tchau!


360 visualizações0 comentário
bottom of page