top of page
  • Foto do escritorcaiobuzo

Configurando o DATABASE MAIL no SQL Server

Fala pessoal, no post de hoje vou ensinar a configurar um recurso bem bacana do SQL Server, o databasemail. Sim, o SQL Server tem um dispositivo de envio de e-mails para notificações e alertas. Ele é muito útil no dia a dia de quem administra o ambiente pois facilita toda a administração e monitoramento do que esta ocorrendo. Você pode utilizá-lo para receber um check list do seu ambiente todos os dias, verificar se seus backups estão falhando, se algum indicador atingiu algum limite que queira saber, pode usar também para receber e-mail quando alguém criar um objeto no banco seja proc, trigger ou view. São muitas as possibilidades que te ajudam no monitoramento. Abaixo está o passo a passo de como configurar. Você pode fazer de duas formas:


Pela tela

Na sua instância SQL abra Gerenciamento, clique com o botão direito em Database Mail e em configurar


Selecione a opção Instalar Database Mail


Essa mensagem irá aparecer apenas na primeira vez que for configurar o recurso.

Habilite clicando em sim.


Defina um nome para o seu Perfil, a descrição é opcional. Mais abaixo é necessário vincular uma conta SMTP que será a responsável pelos envios dos e-mails. Clique em Adicionar.


Informe um nome para a sua conta, descrição é opcional. Preencha com os dados do seu e-mail e do seu servidor de SMTP. O nome para exibição é o que aparecerá para os destinatários, outra observação é que por padrão a porta SMTP é a 587, consulte o seu provedor.


Estamos quase no final, agora basta configurar da forma que preferir, se será publico e/ou padrão. O que isso significa?

Se for configurado como público qualquer logon poderá utilizar esse perfil, já em relação a ser padrão, caso sim, ao utilizar esse perfil não é necessário informar o nome do perfil para a procedure que dispara os e-mails.


Pronto, esta configurado!


Agora vamos testar, como fazer isso? Novamente clique com o botão direito em database mail e agora selecione Enviar e-mail de teste.


Selecione o perfil cadastrado, informe o destinatário do teste, um assunto e um texto. Clique em enviar e-mail de teste.

O SQL Server irá reunir essas informações e utilizar toda a configuração que você fez para disparar essa mensagem.


Podemos configurar por script T-SQL também

Bloco DATABASEMAIL - Utilizando a proc sysmail_add_account_sp informe as informações conforme o script abaixo, resumidamente são os mesmos dados que usamos no exemplo de tela, cada informação deve ser atribuída a sua variável correspondente.

Bloco PROFILE - utilizando a proc sysmail_add_profile_sp adicione as informações para a criação do perfil

Bloco Add the account... - utilizando a proc sysmail_add_profile_sp vincule a conta com o perfil que acabou de criar

Bloco Grant access... - utilizando a proc sysmail_add_principalprofile_sp configure se o perfil será publico e padrão


Habilite o recurso que por padrão vem desabilitado. Na sequência habilite o SERVICE BROKER, recurso de controle de filas.


No final podemos conferir o que foi configurado. Tudo certo!


Como utilizar o database mail? Pode-se usá-lo dentro de uma procedure que verifica alguma informação e dispara o alerta em determinada regra ou coleta que você definiu, direto em um script dentro de um job, e de qualquer outra maneira que você precisar.

Dica importante, não utilize essa ferramenta como regra de negócio para a aplicação, ela deve ser usada com o propósito de monitoramento (em alguns casos até podem ser usadas para as aplicações, mas é bom evitar). Até a próxima! #DBAonBOARDING

549 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page