DBA jr - Porque você precisa aprender sobre SQL Server no Linux?
top of page

DBA jr - Porque você precisa aprender sobre SQL Server no Linux?

Atualizado: 7 de abr. de 2021

Fala pessoal, nesse post você vai aprender a instalar o SQL Server no Linux! Sim, isso é possível, muita gente ainda não sabe disso mas desde a versão 2017 do SQL Server isso já pode ser feito.


Beleza, mas o que isso representa? Porque o SQL Server precisa rodar no Linux?

A alguns anos isso era algo impensável, ver o SQL rodar em outro sistema operacional tão diferente assim, mas além de se tornar "universal" esse movimento feito pela Microsoft faz com que o seu produto ganhe ainda mais mercado. Não tem mais desculpas para não usar o SQL, projetos que eram declinados por conta disso podem ser aplicados agora.

Imagina uma empresa que tem um parque de servidores Linux e um sistema que ela pretende usar rodava com o SQL Server, ela precisaria utilizar obrigatoriamente o windows, isso poderia inviabilizar o projeto. Agora não é mais assim!


Tem diferença no SQL do Windows para o do Linux?

A maioria das coisas são iguais, a Engine em si, o modo de licenciamento... Existem algumas poucas restrições, mas o ponto principal é a mudança para o DBA SQL.

Nós somos habituados a utilizar o Windows, a forma de uso é basicamente visual, com telas intuitivas, de certa forma crescemos usando um computador dessa forma. Quem nunca teve contato com o Linux (e a maioria não tem), pode sentir dificuldade em trabalhar em um ambiente assim, basicamente usando um console (linhas de comandos).

Surge um novo desafio para o DBA, aprender Linux! Mesmo que o básico em um primeiro momento. O Banco se transformou em uma solução "cross-platform", não vai ser você como DBA que vai empacar um projeto não é mesmo?


Confira algumas informações extras nesse vídeo e veja como realizar a instalação, configurar e conectar no SQL Server no Linux!


Vou listar abaixo quais os 4 principais benefícios que eu vejo como DBA SQL em usar o SQL no Linux:

1) Redução de custos de licenciamento do SO.

2) Agilidade nos processos de implantação ¹

3) Aproveitamento melhor dos recursos do servidor, a arquitetura do Linux consome menos.

3) Utilização de docker² possibilitando ter várias "instâncias" em containers no mesmo servidor Linux, consumindo bem menos recurso, isso da um melhor aproveitamento do hardware.


¹ Usando scripts (no windows pode-se usar o powershell, porém não tem a mesma velocidade devido a arquitetura)

² Atualmente também é possível usar o docker no windows porém cai no problema do custo de licenciamento do SO.


Preparei um e-book sobre o tema, demonstrando como criar uma máquina virtual para simular e o passo a passo da instalação, pra ter acesso ao material acesse o canal VIP do telegram.








Nos acompanhe em nossas redes sociais!

Grupo VIP Telegram: DBA On boarding

Youtube(vídeos novos todas as quartas): DBA On boarding

Face & Instagram(conteúdo diário): DBA On boarding

Até a próxima, tchau!

269 visualizações0 comentário
bottom of page