Dicionário para um DBA SQL Jr
top of page

Dicionário para um DBA SQL Jr

Fala pessoal, o post de hoje é uma espécie de dicionário do SQL Server para quem esta iniciando na área, vou explicar o que significam alguns termos e algumas palavras.


Quando começamos a aprender sobre algum assunto, podem surgir varias palavras e termos que podem em um primeiro momento parecer que são difíceis de entender e até nos confundem. Nada melhor do que aprender de uma forma simples e se antecipar, assim quando você escutar falar sobre não vai ficar perdido.


Alguns termos usados no dia a dia, com o tempo de trabalho você vai se acostumando, pode ser que cada região ou país tenha seu próprio vocabulário, mas eu vou focar no que eu tive de experiência e como é falado no meio onde eu trabalho.


Vamos ao dicionário:

1) Instância ou Servidor: É a Engine, ou seja, o ambiente que armazena os bancos de dados de aplicações, quando você instala o SQL Server, é a Instância que é instalada e configurada. Em alguns casos pode ser chamada de servidor.


2) String de conexão: É o caminho utilizado para conectar na instância e posteriormente no banco de dados da aplicação. Ela é formada pelo IP (ou nome da maquina onde a instância esta instalada), barra invertida, nome da instância vírgula e a porta que foi configurada, por exemplo: 170.0.0.2\SQLPRD,1851

Cada modelo de conexão (dependendo da linguagem de programação utilizada) vai complementar essa string com o nome da base de dados, o usuário e a senha para conexão.


3) BD, base, banco, database: Todos esses nomes são usados para tratar de fato do banco de dados que armazena os dados, um banco de dados é formado por um conjunto de tabelas (formadas por linhas e colunas) que armazenam dados de uma aplicação.


4) backup, faz uma cópia do banco, clonar o banco: Esse termos se referem a criar uma imagem do banco de dados em um determinado momento (backup), possibilitando que ele seja restaurado com todos seus dados e objetos com o estado atual do momento em que foi gerado.


5) Startar ou iniciar o banco, parar ou stoppar o banco, baixar a instância subir a instância: Se referem a ações com o serviço da instância do SQL Server. Para determinadas ações pode ser necessário parar o serviço, ou seja, deixar o ambiente completamente inacessível, seja para uma manutenção, migração, ou qualquer ação que necessite que ninguém acesse. Baixar a instância é o mesmo que parar o serviço, subir a instância é o mesmo que iniciar o serviço.


6) Subir o banco, restaurar a base: Ambos estão relacionados a restaurar um backup do banco de dados.


7) Base de desenvolvimento: Banco de dados igual ao de produção porém disponibilizado em um outro ambiente para uso exclusivo da equipe de desenvolvimento do sistema para validações e novos desenvolvimentos de rotinas no sistema.


8) Base de testes: banco de dados igual ao de produção porém disponibilizado em outro ambiente para validação de novos desenvolvimentos, testes de rotinas com erro, input de dados de validação, realização de treinamentos de cadastros (por exmeplo). Todos os dados gerados nesse banco de dados são descartados.


9) Atualizar a base de homologação/teste: Pegar o backup mais recente do banco de dados oficial e sobrescrever a base de testes com esse backup deixando a base de testes mais próxima do ambiente oficial, com dados atualizados.


10) Replicar o banco: Dependendo do contexto pode ter 2 significados, o primeiro é criar uma cópia para a base de testes ("replica o banco na base de testes por favor") e o segundo é de fato criar uma replicação, ou seja, ter um segundo ambiente espelhando o banco de dados oficial para alta disponibilidade ou até uso para projetos de BI.


11) HA: Alta disponibilidade, garantir que o banco esteja sempre online, pra isso você usa algumas técnicas e funcionalidades do SQL Server, montando uma arquitetura que permite o banco estar sempre disponível.


12) Disaster recovery: Recuperação de desastres, conseguir recriar um ambiente que foi perdido, seja por um problema físico ou a nível logico (problemas com o windows), por exemplo, invasão com sequestro de dados onde perdeu o ambiente precisa recriar ele exatamente igual estava.


13) Dados: São valores atribuídos a alguma coisa ou a alguma pessoa, é a forma bruta.


14) Informação: É quando você estrutura os dados de maneira que eles possam ser interpretados e fazem sentido.

Os dados são valores que por si só podem não dizer nada enquanto a informação é a junção e ordenação dos dados dando um sentido a eles te dando a possibilidade de tomar decisão.

15) Datawarehouse: É um grande banco de dados, um grande repositório de dados focado em oferecer base para trabalhos com BI, ele centraliza informações de diversas fontes para que os analistas possam extrair relatórios e tomar decisões em cima disso.


16) OLAP: O OLAP, do inglês "On-line Analytical Processing", é o tipo de banco de dados focado em analise de dados, o datawarehouse é OLAP.


17) OLTP: O OLTP, do inglês "On-line Transaction Processing", é o tipo de banco de dados transacional, os bancos dos sistemas que recebem transações, ou seja, insert, update e delete o tempo todo.


OLAP tem foco no nível estratégico e organizacional enquanto o OLTP foca no nível operacional. A principal diferença é que o OLAP é otimizado para leitura e geração de analises enquanto o OTLP tem alta velocidade na manipulação de dados operacionais.

"Termos abrasileirados"

17) Truncar: Executar o comando "truncate table" que limpa uma tabela por inteiro de uma só vez. ("Vou truncar aquela tabela").


17) Dropar: Executar o comando "drop..." que exclui um objeto do banco de dados, pode ser uma tabela, view, procedure... ("Vou dropar aquela tabela").


18) Scriptar: Gerar o script de uma tabela, view, procedure, trigger....


Mais do que saber o que a palavra significa é importante saber o contexto que ela é usada e a ação que existe por trás dela. Muitos desses termos eu aprendi com a experiência no dia a dia de trabalho, mas com certeza me facilitaria muito a vida se soubesse antes, isso nos ajuda a nos preparar melhor e nos destacar, principalmente quando estamos começando.


Nos acompanhe em nossas redes sociais!

Grupo VIP Telegram: DBA On boarding

Youtube(vídeos novos todas as quartas): DBA On boarding

Face & Instagram(conteúdo diário): DBA On boarding

Até a próxima, tchau!

831 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page