SQL SERVER 2022 - O que vem por aí?

Fala galera, tudo bem? No dia 02/11/2021 a Microsoft anunciou no evento 'Ignite' o SQL Server 2022.

Foram anunciadas poucas coisas ainda, mas o pouco que veio a público já mostrou a tendência para os próximos anos, o formato híbrido dos ambiente de SQL Server.


Esse movimento é muito interessante pois mostra que a Microsoft entende que muitas empresas continuarão usando o SQL Server local, então decidiu facilitar algumas integrações além de trazer também melhorias nos processos de performance e segurança.


Da uma olhada no que foi anunciado até agora.


*Imagem retirada de https://cloudblogs.microsoft.com/sqlserver/2021/11/02/announcing-sql-server-2022-preview-azure-enabled-with-continued-performance-and-security-innovation/


O meu destaque inicial vai para HA/DR, pensando em garantir o tempo de atividade, o SQL Server 2022 estará totalmente integrado ao novo recurso de link na instância gerenciada do Azure SQL. O fluxo ainda será bidirecional, ou seja, você pode inserir dados nas duas pontas e elas interagem entre si.

Vamos pensar em um cenário do dia a dia, uma empresa investiu muito dinheiro para montar um ambiente local e deseja ter uma replica fora para caso de falhas, migrar definitivamente para a nuvem ainda não é cogitado devido ao investimento alto que foi realizado no ambiente local, com isso ela poderá ter uma instância local SQL Server 2022 sendo replicada na instância gerenciada do azure, se o ambiente local fica indisponível, ela pode habilitar esse ambiente fora para uso e o mais sensacional é poder voltar depois esse banco que esta no azure para o ambiente local. Nesse exemplo, após uma semana o ambiente local volta a fica disponível, você poderá gerar um backup do ambiente do azure e restaurar no SQL Server 2022 local. Massa não é?!?!


Outro ponto bacana é a integração nativa com o Azure Purview, que é uma "ferramenta" que centraliza documentações como um "catálogo" de dados, o bacana é que o Purview não se limita apenas a instância do SQL, ele permite que você tenha uma documentação geral de todo o seu ambiente incluindo a sua instância local agora do SQL Server 2022. Da a possibilidade de rastrear onde um determinado dado por exemplo, é utilizado na sua estrutura como um todo.


Ainda tem muita água para rolar e muitos anúncios a serem feitos, e claro, você vai acompanhar por aqui posts detalhados sobre as principais funcionalidades.


Quem aí esta animado com o SQL 2022? Eeeeeuuuuuu =)


Gostou do post? Compartilha com seus colegas que querem ser um DBA SQL Server!


Nos acompanhe em nossas redes sociais!

Grupo VIP Telegram: DBA On boarding

Youtube(vídeos novos todas as quartas): DBA On boarding

Face & Instagram(conteúdo diário): DBA On boarding


Até a próxima, tchau!

#comunidadebd


67 visualizações0 comentário