T-SQL: Insert, Update e Delete #2
top of page

T-SQL: Insert, Update e Delete #2

Fala pessoal, o post de hoje é o 2º da serie de desenvolvimento no SQL Server.


Além do Select que vimos no primeiro post da serie (veja aqui) temos mais três comandos que são o INSERT, UPDATE e DELETE que formam o grupo que é chamado de comandos DML - Data manipulation language.


Entre no canal VIP no telegram, lá eu disponibilizo dicas, sacadas do dia a dia, além de conteúdo exclusivo e materiais para download.

O INSERT é utilizado para inserir um dado novo em uma tabela no banco de dados.

O UPDATE é o comando usado para alterar algum dado que já existe em uma tabela.

E o DELETE é o comando que exclui um dado de uma tabela.


Por experiência, já te aviso que você deve ter muita atenção com o update e o delete, já ouviu dizer "update sem where", ou "delete sem where", esse é um pesadelo e acredite você não vai querer passar por isso. Vou te passar aqui também algumas dicas pra evitar esses riscos.


Existem varias formas de executar um Insert, Update ou delete, mas saiba desde já que sempre tem a forma mais adequada e esse deve ser o seu objetivo, não pensar simplesmente em entregar o que é solicitado, mas sim entregar da melhor forma, que não tenha um prazo de validade.


Vamos botar a mão na massa, acompanhe comigo!



Completamos os comandos de manipulação de dados, você já aprendeu a base do desenvolvimento. Recomendo que pratique a criação de selects, inserts, updates e deletes, sempre em ambiente de estudos ou bases de testes para evitar problemas.


Os scripts utilizados foram disponibilizados no canal vip do telegram.


A atenção é um ponto crucial quando falamos desses três comandos, os dados não podem perder sua integridade, alterar um dado de forma indevida também é considerado uma "infração".


Nos acompanhe em nossas redes sociais!

Grupo VIP Telegram: DBA On boarding

Youtube(vídeos novos todas as quartas): DBA On boarding

Face & Instagram(conteúdo diário): DBA On boarding

Até a próxima, tchau!

#CG_Query


200 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page